NOTÍCIAS

ABAD renova apoio a Frente Parlamentar

19/06/2015

ABAD renova apoio a Frente Parlamentar

Em almoço realizado em Brasília, entidade lança publicação e define temas prioritários de atuação política, como o Projeto de Lei do Distribuidor, Novo Código Comercial e alteração na comercialização do MIP – Medicamento Isento de Prescrição Médica.

A Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (ABAD) renovou seu apoio à Frente Parlamentar Mista dos Agentes de Abastecimento do Pequeno e Médio Varejo em almoço que reuniu cerca de 200 pessoas nesta quarta-feira, 17 de junho, no Centro de Eventos Brasil 21, em Brasília.

O evento contou com o apoio local do Sindicato do Comércio Atacadista do Distrito Federal (Sindiatacadista/DF) e registrou a presença de deputados distritais e federais, senadores, presidentes e executivos das filiadas da ABAD no Brasil, a diretoria do Sindiatacadista/DF e representantes de organizações políticas.

Na ocasião, foi apresentada a nova diretoria da Frente, que passa a ser presidida pelo senador Douglas Cintra (PTB-PE), vice-presidente da ABAD, e conta com o apoio de cerca de 130 parlamentares amigos do setor, simpatizantes e apoiadores das demandas dos agentes de distribuição no Congresso Nacional. O deputado Laércio Oliveira (Partido Solidariedade-SE) será o 1º vice-presidente, enquanto o deputado federal Antônio Balhmann (PROS-CE), criador e primeiro presidente da Frente, atuará como 2º vice-presidente.

No mesmo evento, também foi lançado o Anuário ABAD 2015 – Panorama do Setor, publicação que traz os principais dados do mercado de distribuição.

Em seu discurso, o presidente da ABAD, José do Egito Frota Lopes Filho, agradeceu ao deputado federal Antônio Balhmann. “Agora, ao ser renovada a composição da frente, acreditamos que esse trabalho conjunto vá atingir resultados ainda mais significativos. O novo presidente, senador Douglas Cintra, é também empresário agente de distribuição e vice-presidente da ABAD, o que lhe dá uma visão privilegiada das questões que afetam mais diretamente o nosso setor”, disse José do Egito.

Os temas prioritários deste ano a serem defendidos pelo Comitê Agenda Política da ABAD, por meio da Frente, foram apresentados pelo coordenador do Comitê, Alessandro Dessimoni. Ele falou dos principais projetos, com destaque para a Lei do Distribuidor, o Novo Código Comercial e a alteração na comercialização do MIP – Medicamento Isento de Prescrição Médica.

“O Comitê está atento às movimentações em torno dos projetos e pronto para subsidiar os parlamentares da Frente, contribuindo para ampliar a discussão e a defesa dos pontos de vista do setor”, disse Dessimoni. Os temas foram compilados no volume “Projetos de Lei prioritários da ABAD para o setor Atacadista e Distribuidor em 2015”, entregue aos parlamentares presentes.

O senador Douglas Cintra se disse honrado em presidir a Frente e agradeceu o apoio dos parlamentares. “O número de parlamentares que aderiu à Frente, mais de 130, é uma demonstração do reconhecimento da importância do pequeno varejo. Vamos continuar trabalhando para estimular o desenvolvimento e o aprimoramento do comércio atacadista distribuidor brasileiro”, afirmou Cintra.

O professor Nelson Barrizzelli, da FIA-USP, falou sobre o cenário atual da economia brasileira e apresentou os números do setor atacadista distribuidor, de acordo com Ranking ABAD/Nielsen de 2015. Para Barrizzelli, o setor tem mostrado a sua força mesmo diante das adversidades.

Composição da mesa:

  • Roberto Gomide Castanheira, presidente do Sindiatacadista
  • Deputado Federal Antônio Balhmann (PROS-CE), 2º vice-presidente da Frente
  • Deputado Federal Laércio Oliveira (Partido da Solidariedade-SE), 1º vice-presidente da Frente
  • Douglas Cintra, senador da República e vice-presidente da ABAD, presidente da Frente
  • José do Egito Frota Lopes Filho, presidente da ABAD
  • Alessandro Dessimoni, Coordenador do Comitê de Política da ABAD
  • Roberto Nogueira, consultor político da ABAD em Brasília
  • Nelson Barrizzelli, da FIA-USP
  • Gilberto Figueira, diretor da Public

Lançamento

No evento, o diretor da Public, Gilberto Figueira, também apresentou a edição do Anuário ABAD 2015 – Panorama do Setor. A publicação deste ano surge ampliada em número de páginas e anunciantes, demonstrando o alto nível de confiança da indústria nos bons resultados do Canal Indireto, mesmo em um ano de economia desaquecida.

Em termos de conteúdo, o novo Anuário consolida-se como completa fonte de consulta sobre a entidade e o mercado distribuidor. Traz a formação da ABAD e suas diversas atividades em prol do setor; a formação das 27 Filiadas Estaduais; a estrutura e ações do Instituto ABAD e do Grupo ABAD Jovem; a atuação dos Comitês ABAD, com foco na estruturação do Canal Indireto, na capacitação do setor e de seus clientes varejistas e na atuação política.

A publicação traz, ainda, outros temas relevantes como a importância do Canal indireto para a indústria; os números do crescimento do setor; dados e análises sobre categorias de produto e tendências de consumo; um panorama sobre os vários aspectos da Logística, essencial para garantir a eficiência do setor, e depoimentos prospectivos de especialistas em análises econômicas e políticas.

Share to Facebook Mais...
  • Seja um Associado

    Seja um Associado