PALAVRA DO PRESIDENTE

PALAVRA DO PRESIDENTE

O ano de 2019 foi excepcional para o setor do Agente de Atacado e Distribuição no Ceará. Os cinco maiores atacadistas e distribuidores do Estado somaram R$ 1,3 bilhão em faturamento. Este mesmo setor, prepara sua reinvenção em diversos segmentos a fim de conter os impactos da crise causada por conta da pandemia da Covid-19 em 2020.

Em paralelo, as empresas voltadas ao setor de alimentação reagiram bem ao cenário de pandemia, pois se encontram entre os serviços essenciais, abastecendo desde os pequenos comércios de bairros até as grandes redes de supermercados. Os demais segmentos não conseguiram passar pelo isolamento social sem prejuízos.

Além dos impactos causados pela pandemia, nossos desafios estão na forma em como vamos lidar com a transformação digital que está ocorrendo. Muitas empresas precisaram se digitalizar para continuar alcançando seus resultados, além de algumas atividades que talvez não retornem aos formatos tradicionais que estávamos acostumados, como o ensino e o próprio mercado de trabalho.

Novos formatos de abastecimento vêm surgindo, competidores nacionais e digitais. Nós temos a necessidade de seguir nos adaptando e, como abastecedores, contribuir para o melhor abastecimento dos pequenos e médios negócios do nosso Estado.

Os mercadinhos de bairro e a cadeia de pequenos negócios são apontados como prioridades do setor atacadista, no qual busca fazer um trabalho “sem pressão de aumento de compra e de preço”. Pois foi com este público que as empresas conseguiram sobreviver e até alçar melhores resultados durante o período de isolamento social.

Um estudo feito pela Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (Abad), em parceria com a consultoria Nielsen, aponta que o Nordeste é a região que forneceu o maior número de respondentes para o ranking de 2020, com dados de 2019. Foram 239 atacadistas e distribuidores, correspondendo a 36% dos participantes e 16% do faturamento total das empresas pesquisadas (R$ 43,7 bilhões). Já o Ceará contribuiu com 17 empresas (7% do total listado na região).

Nosso Estado é reconhecido nacionalmente como celeiro de distribuidores. Talvez não tenhamos os maiores, mas certamente, alguns dos melhores do Brasil, falando de estrutura física, investimentos em tecnologia e processos, serviços, além do apoio aos varejistas de todos tamanhos. Desta forma, acredito que nossa importância em nível Nordeste é ainda mais significativa.

Após muitos anos de crise, 2019 foi o ano que muitas empresas investiram para melhor
aproveitar a retomada. Foi um bom ano de recuperação. No comparativo entre 2019 e 2018, crescemos o equivalente a 8,5% (geração de empregos) sobre o mercado de trabalho no Ceará.

 

José Milton Alves Carneiro – Presidente da ACAD

  • Seja um Associado

    Seja um Associado