PALAVRA DO PRESIDENTE

PALAVRA DO PRESIDENTE

Dias Melhores

Apesar do momento delicado que vive o país, o setor atacadista e distribuidor cresceu 3,1% em termos nominais em 2015, com um faturamento anual de R$ 218,4 bilhões, garantindo 50,6% do mercado mercearil. Quando olhamos por região, o Nordeste aparece com 29% do total dessa fatia, atrás apenas do Sudeste.
No Ceará, o crescimento foi de 4,5%, portanto, acima da média nacional. Esses números, divulgados no Ranking ABAD/Nielsen, são boas novas que nós estamos celebrando e que provam, mais uma vez, que podemos nos reinventar, nos adaptando ao bolso do consumidor.

Na verdade, os hábitos de consumo sempre moldaram a dinâmica de toda a cadeia de abastecimento. E o que está acontecendo hoje é que com o orçamento mais curto, o brasileiro está mais seletivo, em busca de preços mais baixos, embalagens econômicas dos produtos, e marcas alternativas. É preciso enxergar essas oportunidades como forma de enfrentar esse momento de dificuldade econômica.

E essa é nossa premissa: passar aos nossos associados à necessidade de cobrar uma reorganização interna, revisando estratégias de vendas, ampliando o relacionamento com a indústria (grande fornecedor do setor), e abrindo novos canais como o Varejo Competitivo, programa da ABAD com o SEBRAE Nacional, que visa fortalecer e aumentar a competitividade dos pequenos negócios por meio de capacitação.

Somos o setor que responde por mais de 50% do comércio varejista brasileiro e empregamos mais de meio milhão de pessoas. Temos espaço para avançar e precisamos amadurecer soluções para chegarmos aos nossos objetivos.

O Ceará, por exemplo, está dando um belo exemplo quando, na contramão do país, se destaca no varejo de vizinhança, que são as pequenas lojas, principal clientela do nosso estado. O atacado, assim como o varejo e outros segmentos, precisa olhar para as necessidades de cada região, acolher e trabalhar por elas. É isso que estamos ensinando na ACAD. Venha nos conhecer!

 

Um forte abraço,

 

Jocélio Aguiar Parente
Presidente

 

  • Seja um Associado

    Seja um Associado