NOTÍCIAS

06/05/2014

ABAD reúne associados e parceiros para divulgação do Ranking 2014

Agentes de distribuição faturam R$ 197,3 bi em 2013, com crescimento de 4,4% – 2,1 pontos percentuais acima do PIB.

Em São Paulo, 29 de abril de 2014 – A ABAD (Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores) divulgou na noite desta segunda-feira os resultados do Ranking ABAD/Nielsen 2014 – ano base 2013, pesquisa realizada anualmente pela entidade que oferece ao mercado o mais abrangente panorama do segmento atacadista distribuidor nacional, com dados relevantes para todas as empresas que compõem a cadeia de abastecimento no país.

O encontro reuniu mais de 400 pessoas no espaço Rosa Rosarum, em São Paulo, e contou com a presença dos presidentes e executivos das 27 Filiadas Estaduais da ABAD, prestadores de serviço, indústrias parceiras do setor, políticos e imprensa.

Repetindo o formato adotado em 2013, a apresentação contou com a participação de cinco participantes do Ranking que se destacaram em cada uma das cinco regiões brasileiras, para comentar os resultados e falar um pouco sobre as razões do sucesso das respectivas empresas, com a mediação do jornalista Milton Jung, da CBN.

Dessa forma, o palco foi ocupado pelo presidente da ABAD, José do Egito Frota Lopes Filho, pelo diretor de atendimento ao atacado e ao varejo da Nielsen, Olegário Araújo, pelo pesquisador da FIA (Fumdação Instituto de Administração), professor Nelson Barrizzelli, e pelos convidados Roberto Malan Guimarães Freire, da Distribuidora Belém de Alimentos (região Norte), Douglas Maurício Ramos Cintra, da Multi Distribuidora (região Nordeste), Alcir Vidau Oldenburg, da OESA

Comércio e Representações (região Sul), José Rodrigues da Costa Neto, da JC Distribuição (região Centro-Oeste) e André Vercelli, do Makro Atacadista (região Sudeste).

O que se viu, de maneira geral, na fala dos cinco executivos, foi a confiança no futuro do setor, o otimismo com os resultados deste ano e ao mesmo tempo a capacidade de pensar grande, conhecer seus pontos fortes e trabalhar com metas e ações bem planejadas.

Os depoimentos estiveram de acordo com o cenário apontado pelo Ranking, que não desconsidera certa desaceleração da economia e uma postura mais cautelosa do consumidor, mas se apoia no conhecimento do mercado e no bom trabalho realizado em parceria com o varejista independente, trazendo resultados.

O debate ocorreu logo após um painel sobre a conjuntura político- econômica e a exposição dos resultados do Ranking. De acordo com os resultados da pesquisa, em 2013 o segmento atacadista distribuidor cresceu 4,4% em termos reais (2,1 pontos percentuais a mais do que o PIB nacional, de 2,3%) e 10,6% em termos nominais, atingindo faturamento de R$ 197,3 bilhões, o que torna os agentes de distribuição responsáveis por uma fatia de 52% do mercado mercearil nacional.

Os números são apurados a partir de dados fornecidos voluntariamente por empresas do setor associadas à ABAD e analisados pela consultoria Nielsen, em parceria com a FIA (Fundação Instituto de Administração).

O Ranking ABAD/Nielsen 2014 – ano base 2013 contou com a participação de 488 atacadistas distribuidores de todo o Brasil, empresasque representam mais de 1/3 do mercado atacadista distribuidor brasileiro, em faturamento.

Convidados

Além dos presidentes e executivos das Filiadas ABAD de todo o Brasil, compareceram ao evento o presidente do conselho da ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados), Sussumo Honda; o presidente da ABIMA (Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias), Cláudio Zanão; os deputados federais Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP) e Antonio Balhmann (PROS-CE), presidente da Frente Parlamentar Mista dos Agentes de Abastecimento do Pequeno e Médio

Varejo; além de representantes de empresas como Diageo Brasil, Iveco Latin America, Maxprint, Colgate Palmolive, Scania, Fugini, Henkel, Nestlé, Sandéleh, Santher, Tetra Pak, Threebond, entre outras.

O evento teve o patrocínio das empresas: Cargill, MAN Caminhões e Ônibus, Perfetti Van Melle/Mentos, PC Sisteams, Pamcary, TRK, Serasa Experian e Superbom, com o apoio da Plug e da Vinícola Salton.

ABADNova imagem

 

Share to Facebook Mais...
  • Seja um Associado

    Seja um Associado