NOTÍCIAS

24/10/2013

Alimentação e Custo com Domésticas Impulsionaram a Alta dos Preços.

alimento-saudavel

O índice da inflação atual que beira nos 0,47% é consequência do aumento no custo dos alimentos atrelado aos tributos da nova PEC das Domésticas. Estes foram os principais fatores que contribuíram para a elevação de 73% dos preços.

A Meta do Governo que estava fechada em 6,5% já chega a 6,59%, mostrando que novas medidas devem ser tomadas, pois nessa situação os juros provavelmente deveram subir deixando a economia sem impulsos.

Os principais vilões dessa alta nos alimentos como o tomate, pimentão, cebola, dentre outros é o problema com a seca e a safra reduzida. As necessidades que o Nordeste hoje tem estão sendo sanadas por alimentos que vem das Regiões Sudeste e Sul. Este acontecimento reduziu drasticamente a desoneração feita pelo governo no inicio do ano.

Em 12 meses, os alimentos acumulam alta de 13,48%, mais do que o dobro da inflação média no período (6,59%). Apesar da desaceleração de fevereiro para março, o grupo alimentação seguiu pressionado por produtos como cebola (21,43%), açaí (18,31%), cenoura (14,96%), feijão (9,08%) e tomate (6,14%).

“Os alimentos continuaram aumentando com força, mas subiram menos do que em fevereiro, reduzindo o impacto de um mês para o outro”, disse Eulina Nunes dos Santos, coordenadora de índices de preços do IBGE.

Share to Facebook Mais...
  • Seja um Associado

    Seja um Associado