NOTÍCIAS

AMC começa a multar caminhões em novembro

20/10/2015

AMC começa a multar caminhões em novembro

A restrição acontece na Aldeota, Centro, Monsenhor Tabosa, Beira-Mar, Rui Barbosa e Heráclito Graça.

A portaria deu o prazo de 90 dias, que chegaria ao fim hoje, mas a Autarquia Municipal decidiu iniciar uma campanha educativa hoje.
A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) vai começar a multar, a partir do dia 20 de novembro, os caminhões que utilizarem as vias onde o tráfego de veículos de carga é limitado. De acordo com a Portaria nº 83/2015, publicada em julho, somente será permitido nessas vias acesso de veículos com até 6,50m de comprimento, 4,40m de altura e 2,20m de largura.

A restrição abrange corredores da Aldeota, Centro, Monsenhor Tabosa, Beira-Mar, Av. Rui Barbosa, Av. Heráclito Graça e Av. Gomes de Matos. “Estamos atualizando a lei que existe desde 1999. Portanto, a partir de agora, vamos adicionar o comprimento do caminhão à restrição, pois, antigamente, isso era feito somente pelo seu peso”, explicou o assessor da diretoria de trânsito da Autarquia, André Luís Barcelos.

Transitar em local e horário proibidos pela sinalização é uma infração de natureza média, multa no valor de R$ 85,13 e quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Além disso, de acordo com a nova regulamentação, alguns veículos de carga podem utilizar essas ruas e avenidas. Para isso, será necessário ter as seguintes dimensões máximas: 6,50 metros de comprimento, 2,20m de largura e 4,40m de altura.

Autorização

Depois, será preciso preencher formulário eletrônico disponibilizado no site da AMC. Só após a autorização, o veículo estará apto a circular livremente nas áreas de restrição. O caminhão que desobedecer os critérios não poderá circular nas áreas de restrição delimitadas pelas placas, exceto nos horários permitidos pela sinalização. Mas, dependendo da necessidade de cada condutor, uma requisição de autorização pode ser feita. “Será necessário justificar o motivo da liberação”, diz o gestor.

O cadastro é importante porque, além dos agentes de trânsito, a fiscalização também será realizada de forma eletrônica, disse o assessor. “Em breve, todos os caminhões que precisam passar por esses locais já devem estar cadastrados”. A Portaria deu o prazo de 90 dias para que os motoristas se adaptassem às novidades. O prazo chega ao fim hoje, mas a Autarquia decidiu iniciar uma campanha para divulgar as mudanças.

As abordagens serão realizadas em caráter educativo até o dia 19 de novembro. Hoje, a mobilização acontecerá nas avenidas Raul Barbosa e Godofredo Maciel, às 8h30 e 14h30. Ao longo do mês, a ação percorrerá outros corredores com maior fluxo de caminhões.

Barcelos comentou que muitas vezes os congestionamentos nessas áreas acontecem devido ao estacionamento dos veículos de carga. “A diminuição do tamanho dos caminhões está sendo adequada ao centro urbano para que isso não aconteça”. Ele acrescentou que a cidade depende da circulação de carros e motos. Por isso, é preciso usar a restrição.

Fonte: Diário do Nordeste – http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/cidade/amc-comeca-a-multar-caminhoes-em-novembro-1.1413959

 

Share to Facebook Mais...
  • Seja um Associado

    Seja um Associado