CIDADANIA

Boicote de consumidores na Indonésia coloca Nestlé na briga contra o desmatamento

A Nestlé irá parar de comprar matéria-prima cuja produção tenha provocado o desmatamento de florestas tropicais.

Esse foi o compromisso anunciado pela companhia essa semana, após centenas de consumidores na Indonésia comunicarem a Nestlé que não comprariam produtos ligados à destruição de florestas tropicais, como os chocolates KitKat, que vinham sendo fabricados com o óleo de dendê da Sinar Mas, proveniente de áreas desmatadas na Indonésia, de acordo com informações do Greenpeace.

A empresa se compromete a identificar e excluir de sua lista de fornecedores companhias que possuam ou gerenciem plantações ou fazendas de alto risco ligadas ao desmatamento. A Sinar Mas, hoje considerada a maior produtora de óleo de dendê e de papel e celulose da Indonésia, ficaria imediatamente de fora da nova política da Nestlé, o que também se estende a outras empresas intermediadoras como a Cargill, que compram da Sinar Mas.

A expansão das plantações de dendê – usado pela indústria alimentícia, cosmética e como biocombustível – é um dos principais vetores de destruição de florestas tropicais, lar de espécies ameaçadas como o orangotango. A Indonésia hoje é um dos países campeões de desmatamento do mundo e, por conta disso, terceiro maior emissor de gases do efeito-estufa.

“Ficamos contentes pela Nestlé ter a intenção de dar um tempo para os orangotangos, e convidamos os compradores internacionais, como Carrefour e Wal-Mart, a fazerem o mesmo”, afirma o diretor da campanha de Florestas do Greenpeace International, Pat Venditti.

Segundo Paulo Adario, diretor da campanha Amazônia, do Greenpeace, “a decisão de um ator mundial como a Nestlé é um claro sinal que o consumidor global não aceita mais estar envolvido com produtos ligados a desmatamento e perda da biodiversidade. Trata-se de uma clara advertência às empresas que, aqui no Brasil, causam, direta ou indiretamente, a destruição de nossas florestas”.

Fonte: www.newtrade.com.br

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