NOTÍCIAS

Cadastro Positivo será aliado do cidadão e das concedentes de crédito no novo Código de Defesa do Consumidor, diz Serasa Experian

29/10/2013

Cadastro Positivo será aliado do cidadão e das concedentes de crédito no novo Código de Defesa do Consumidor, diz Serasa Experian

Com a mudança, o Cadastro Positivo será fundamental tanto para o credor, como ferramenta de avaliação de risco, quanto para o consumidor, que busca boas condições de crédito no mercado, sem o risco do superendividamento

São Paulo, 22 de outubro de 2013 – Conceder crédito indiscriminadamente, contribuindo para o superendividamento do consumidor, será considerado infração passível de punição para as instituições financeiras. Esta é uma das novas propostas em discussão no Senado para a modernização do Código de Defesa do Consumidor. Se aprovada, a medida dará ainda mais força ao Cadastro Positivo. “As informações do cadastro serão um forte aliado das concedentes de crédito e dos consumidores contra o risco de superendividamento”, diz o diretor do Cadastro Positivo da Serasa Experian, Laércio de Oliveira Pinto.
O Cadastro Positivo mostra os compromissos financeiros já assumidos pelo cidadão no mercado, bem como as prestações quitadas, valorizando o histórico de crédito dos bons pagadores. “Trata-se de um indutor do bom comportamento do consumidor e de um antídoto contra o superendividamento”, afirma Laércio. Já o cadastro negativo, segundo o executivo, limita a capacidade do credor de analisar a situação daquele CPF, que pode ter sido negativado por uma dívida, mas, em contrapartida, ter muitos outros financiamentos pagos corretamente, que não são considerados. “O Cadastro Positivo proporciona uma condição mais justa para os dois lados do balcão”, lembra o executivo.

Crédito sustentável
Independente da aprovação das novas propostas para o Código de Defesa do Consumidor, o Cadastro Positivo já é uma realidade e pode contribuir para que o brasileiro tenha mais acesso ao crédito, com taxas mais justas e menos burocracia. Em muitos países, os optantes do Cadastro Positivo conseguiram boas condições de financiamento, mesmo sem conta em banco ou comprovante de renda, uma vez que é possível a quem financia conhecer o comportamento de crédito desse tipo de cliente.
O consumidor pode abrir seu Cadastro Positivo nas unidades ou no site da Serasa Experian (http://www.cadastropositivoserasa.com.br/), nas agências bancárias do seu relacionamento ou nas lojas onde costuma comprar a prazo. Caso o cidadão opte por fazer a adesão ao Cadastro Positivo, em uma agência da Serasa Experian, ele deverá apresentar um documento de identidade original com foto ou cópia autenticada. Em uma semana, o CPF já estará incluído no cadastro.
A relação dos endereços das agências da Serasa Experian encontra-se no site: www.serasaconsumidor.com.br/atendimento/agencias

Você também lê esta notícia em:
www.serasaexperian.com.br/release/noticias/index.htm

  • Assessoria de imprensa da Serasa Experian:
  • Victoria Bustamante Iturrieta 5511 2847-8426 victoria.iturrieta@br.experian.com
  • Tariana Brocardo Machado 5511 2847-8428 tariana.machado@br.experian.com
  • Luiz Hidalgo 5511 2847-8433 luiz.hidalgo@br.experian.com
  • Ana Greghi 5511 2847-9504 ana.greghi@br.experian.com
  • Viviane Evangelista 5511 2847-8456 viviane.evangelista@br.experian.com
  • Marcos Fidalgo 5511 2847-9181 marcos.fidalgo@br.experian.com

SerasaConsumidor

SerasaConsumidor é um conceito que abrange as ações da empresa para ajudar o consumidor a gerir sua vida financeira, de forma a auxiliá-lo na gestão de sua reputação creditícia para o seu bem-estar e desenvolvimento. Essas ações visam também a estreitar o relacionamento direto da Serasa Experian com o consumidor, que já acontece há décadas, com respeito e qualidade, por meio da rede de agências da Serasa Experian em todo o país. A melhoria dessa gestão compreende avanços na educação financeira com a qual o SerasaConsumidor está comprometido, para que o cidadão possa desfrutar do crédito, consumindo ou empreendendo sem incorrer na inadimplência ou no superendividamento.

Apoiando-se no slogan Use a seu favor, o SerasaConsumidor coloca a tradição e a credibilidade da Serasa Experian para gerir o histórico de crédito do consumidor, para que ele possa tomar decisões de consumo mais adequadas e favoráveis às suas finanças.

Para mais informações, visite www.serasaconsumidor.com.br

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing, identidade digital e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

A Serasa Experian é parte da Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes ao redor do mundo. O Grupo auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização do processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas na verificação de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2013 foi de US$ 4,7 bilhões. A empresa emprega cerca de 17.000 pessoas em 40 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite www.experianplc.com

Share to Facebook Mais...
  • Seja um Associado

    Seja um Associado