NOTÍCIAS

23/10/2013

Confiança do Consumidor sobe pelo segundo mês consecutivo

Clique aqui e veja o link

Em Novembro, pesquisa Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (INEC), a confiança do consumidor Brasileiro voltou a crescer. O indicador revelou uma alta de 0,05% em relação a outubro e de 3,2% em relação ao mesmo período no ano passado. O segundo aumento consecutivo do INEC demonstra que a tendência de estabilidade foi quebrada.

“Mesmo não tendo crescido tanto em novembro como em outubro, é importante registrar que voltamos a ter uma curva de crescimento, não mais de estabilidade”, afirmou o economista da CNI Marcelo Azevedo. Três dos seis indicadores que compõe o índice obtiveram aumento em relação a outubro e cinco cresceram em comparação com o mesmo mês do ano passado.

As expectativas de renda pessoal, com alta d 2,9% ante outubro (para 118,1 pontos), situação financeira, que subiu 1,9% na mesma base de comparação (para 117,8 pontos) e compras de bens de maior valor, com aumento de 2,7% sobre o mês passado (para 116,1 pontos), foram os destaques positivos. “O aumento da intenção de compras de bens de maior valor é uma boa notícia. Cresceu sobre o mês passado e também sobre 2011”, disse Azevedo.

As expectativas de inflação tiveram uma queda de 2,4%, o que significa que o consumidor está mais pessimista em novembro quanto ao aumento dos preços. Porém, o indicador está 8,1% acima do verificado em novembro de 2011.

O endividamento, que caiu 3,8% em novembro ante outubro, também não causa, por enquanto, preocupação. “É um indicador que oscilou muito nos últimos meses, mas como a situação financeira está bem e há intenção de compras de bens de maior valor, não preocupa”, explicou o economista.

(fonte Portal da indústria)

Share to Facebook Mais...
  • Seja um Associado

    Seja um Associado