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Consumidor brasileiro projeta um gasto de 30% a mais no Natal deste ano

06/11/2014

Consumidor brasileiro projeta um gasto de 30% a mais no Natal deste ano

Pesquisa nacional encomendada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) revela um cenário positivo para o comércio varejista: neste ano, mais brasileiros devem ir às compras e gastar com os presentes de Natal em relação ao ano passado. De acordo com o levantamento, 87% dos consumidores entrevistados têm a intenção de comprar, no mínimo, um presente, o que representa um aumento de 20 pontos percentuais, na comparação com 2013 (67%).

Apenas 3% disseram que não vão comprar nada para dar de presente, e outros 10% ainda estão na dúvida ou não souberam responder. Além disso, o valor médio gasto com cada presente deve saltar de R$ 86,59 R$122,40, o que significa uma variação real superior a 30%.

O estudo do SPC Brasil constata ainda que, em média, cada consumidor deverá comprar quatro presentes neste fim de ano, mesma quantidade observada no Natal de 2013. Por outro lado, parcela significativa dos entrevistados afirma querer gastar menos com os presentes de Natal. Se, em 2013, o percentual dos que queriam diminuir os gastos com os presentes era de 13%, em 2014, eles passam a corresponder a 33% dos entrevistados. Outros 40% pretendem gastar a mesma quantia que no ano passado e apenas 27% dos consumidores ouvidos estão dispostos a desembolsar mais neste ano do que no Natal de 2013.

Perfil

Entre aqueles que pretendem gastar mais neste fim de ano do que em 2013, sobressai a intenção de dar um presente melhor ou mais presentes (29%), principalmente entre as mulheres (34%) e entrevistados de 18 a 24 anos (45%). Outros motivos citados foram o aumento da renda (20%) e o recebimento do 13º salário (16%).

Já entre os que querem diminuir as despesas com presentes de Natal, 35% alegaram estar endividados, 18% disseram estar desempregados e 17% pretendem economizar para outras finalidades.

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