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Convenção ABAD gera R$ 20 bilhões em negócios aos expositores de todo o país

06/08/2015

Convenção ABAD gera R$ 20 bilhões em negócios aos expositores de todo o país

A realização do evento transfere cerca de R$ 12 milhões para a economia local, movimentando principalmente o setor de turismo; em parceria com a indústria e entidades com foco no pequeno varejo, a ABAD investiu em uma ampla programação de palestras para capacitar os profissionais do setor.

Com 30 mil visitações, das quais 30% de cearenses e 70% de convencionais de outros estados, termina nesta quinta-feira, 6, a 35ª Convenção Anual do Atacadista Distribuidor – ABAD 2015 FORTALEZA. Durante quatro dias, o Centro de Eventos do Ceará (CEC) recebeu representantes de toda a cadeia de abastecimento. As empresas expositoras, mais de 150 fornecedores de produtos, serviços e equipamentos, demonstraram grande satisfação com os resultados obtidos na feira, tendo movimentado cerca de R$ 20 bilhões em negócios. Fabricantes de caminhões e empilhadeiras, em especial, fecharam excelentes contratos.

“Circulando pela feira para visitar expositores e entregar a premiação dos melhores estandes, pude ouvir diversos comentários positivos em relação ao bom retorno do investimento feito pelas empresas. Isso mostra a confiança do setor mesmo diante de um cenário difícil e desafiador”, afirma José do Egito Frota Lopes Filho, presidente da Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (ABAD).

Investimento local

Além de beneficiar o setor atacadista distribuidor, a Convenção movimentou as empresas ligadas ao turismo, como a rede hoteleira, restaurantes, transportes, comércio e artesanato. Cerca de R$ 45 milhões foram investidos na realização do evento, sendo R$ 15 milhões por parte da ABAD. Parte dessa soma – R$ 12 milhões – foi transferida para a economia local. A contratação de mão de obra atingiu 1.500 profissionais das áreas de segurança, limpeza, receptivo, manutenção, entre outros serviços.

“Com o investimento dos expositores, o apoio dos nossos patrocinadores e também do governo do Estado do Ceará e da prefeitura de Fortaleza, conseguimos atingir nosso objetivo de realizar bons negócios, levar informação aos convencionais por meio das palestras, além de criar oportunidades e parcerias”, afirma Oscar Attisano, superintendente executivo da ABAD.

Parcerias e capacitação

Devido à importância do setor para o bom funcionamento de toda a cadeia, a ABAD tem investido na ampliação da parceria com outras entidades em busca de aperfeiçoar a operação e a gestão dos pequenos varejos (Sebrae Nacional), a capacitação de profissionais da área operacional das empresas atacadistas (Senac) e a formação executiva das empresas do setor, através da Fundação Dom Cabral, que também é parceira da ABAD em outras ações como o suporte às atividades do Grupo ABAD Jovem e o programa do treinamento de executivos durante a Viagem Técnica Internacional para ao Panamá, que acontece de 6 a 19 de outubro de 2015.

“Todas essas entidades estiveram presentes na Convenção, prestigiando institucionalmente o evento e divulgando a importância do aspecto educacional para um público expressivo e diversificado, o que consideramos muito positivo”, frisou Oscar.

“Acredito que conseguimos sensibilizar o nosso setor quanto à necessidade de constante atualização e busca de novos conhecimentos, o que se refletiu no grande número de participantes das palestras deste ano”, completou o presidente José do Egito.

Foco no pequeno varejo

Além disso, na convenção deste ano, teve destaque a participação do Sebrae-CE, que junto com o Instituto Macro e a ABAD criou o Minimercado Conceito, uma loja modelo que demonstra as melhores práticas a serem adotadas pelo varejo de vizinhança com o objetivo de aumentar sua competitividade na concorrência com as grandes redes.

Essa ação está totalmente alinhada com a filosofia que vem se consolidando na ABAD ao longo dos últimos anos e que valoriza o pequeno e médio varejo independente como elo fundamental da cadeia, por seu contato direto com o consumidor, que é o responsável pela movimentação de toda a cadeia.

De acordo com o presidente da ABAD, é o bom resultado desse pequeno varejo que tem garantindo o desempenho positivo de muitas empresas atacadistas e distribuidoras, mesmos nesta época de retração do consumidor. “A defesa do varejo de vizinhança é uma bandeira do nosso setor, e deve ser                                                                                                                                                         também uma bandeira da indústria e do próprio governo, pela capacidade do pequeno varejo de fazer girar a economia de todos os municípios brasileiros, principalmente nas pequenas localidades, com geração de emprego e renda”, defende José do Egito.

A próxima edição da feira será em São Paulo e terá uma série de inovações em seu formato, além de um novo nome: Encontro Nacional da Cadeia de Abastecimento – 36ª Convenção Anual do Canal Indireto – Indústria, Agente de Distribuição e Varejo. “O nome reflete a proposta que estamos consolidando, que é fortalecer o papel da ABAD como agente agregador dos elos da cadeia de abastecimento, propiciando aproximação, oportunidades de atuação conjunta e aproveitamento de sinergias, otimizando os recursos. Isso é essencial para garantir a competitividade futura de toda a cadeia, em especial em um cenário de esfriamento do consumo”, diz José do Egito.

 

Para saber mais sobre a feira, entre em contato com a ABAD pelo telefone (11) 3056-7500 ou acesse: www.abad2015fortaleza.com.br

 

Mais informações:

Studio Graphico de Comunicação

Ana Paula Alencar

(011) 4787-1322 / 7806-7169

imprensa@abad.com.br

 

Thais Campanaro

(11) 3056-7500 r. 236 / 9-8141-9256

comunicacao@abad.com.br

 

Dégagé Assessoria de Comunicação

Eugênia Nogueira

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