NOTÍCIAS

Dilma recebe empresários e acena manter desoneração

27/05/2014

Dilma recebe empresários e acena manter desoneração

Em mais um movimento para aproximar-se do empresariado, a presidente Dilma Rousseff reuniu-se nesta semana com representantes do setor produtivo por cerca de duas horas no Palácio do Planalto. Ouviu diversas demandas, e sinalizou que dará uma resposta na semana que vem sobre a permanência da política de desoneração da folha de pagamento de diversos segmentos da economia.

Segundo interlocutores, a presidente mostrou-se simpática à perenização da desoneração, mas pediu cálculos adicionais para saber em detalhes o impacto da medida. Os empresários também pediram a continuidade do Reintegra – programa do governo federal de incentivo às exportações encerrado em dezembro – e um percentual menor de entrada para quem aderir ao Refis, programa de parcelamento de débitos fiscais com a Receita, cuja extensão para dívidas até dezembro de 2013 consta de medida provisória aprovada pela Câmara dos Deputados.

O valor menor de entrada no Refis também é visto pelo governo como uma demanda que pode ser atendida. Os empresários pediram que, em vez do pagamento de 10% do total devido na entrada, para dívidas de até R$ 1 milhão, e de 20% para dívidas superiores a esse valor, essa primeira prestação seja de 5% do valor devido para todos que aderirem ao programa.

“O que viemos apresentar foram questões de políticas que poderiam ser apresentadas sem diminuição da carga tributária. A receptividade foi muito positiva, todos os empresários saíram com um impressão muito boa”, disse, após a reunião, Robson Andrade, presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Para Synésio Batista da Costa, presidente da Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos (Abrinq), “a presidente inaugurou um novo jeito de fazer as coisas” no encontro. “A presidente fez hoje um despacho executivo com os empresários. Respondeu a tudo por duas horas.”

Segundo os participantes, Dilma deu especial atenção à necessidade de se modernizar o parque fabril brasileiro. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, receberá na próxima quarta-feira o grupo de trabalho responsável por analisar as reivindicações apresentadas pela CNI, disse o presidente da entidade. Em sua avaliação, não havia como a presidente apresentar alguma resposta imediata, pois as reivindicações ainda precisam ser analisadas. Andrade, contudo, acredita que o governo já debata internamente ao menos parte das propostas apresentadas, como uma política permanente de desoneração da folha de pagamento para todos os setores.

Fonte: Valor Online

Share to Facebook Mais...
  • Seja um Associado

    Seja um Associado