NOTÍCIAS

Fabricantes de cosméticos almejam aumento do imposto

23/01/2015

Fabricantes de cosméticos almejam aumento do imposto

As fabricantes de cosméticos querem discutir com o governo federal as implicações do aumento da carga tributária do setor anunciado na véspera, afirmou nesta terça-feira a entidade que representa o setor.

O governo anunciou na segunda-feira que irá alterar a cobrança do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) de cosméticos, equiparando os atacadistas aos produtores industriais, sem aumento de alíquota. A medida integra o mais recente pacote de mudanças fiscais, destinado a elevar a arrecadação em mais de 20 bilhões de reais em 2015.

“O setor quer ter a oportunidade de mostrar que as implicações das medidas anunciadas pelo governo, se aplicadas, prejudicarão o desempenho econômico desta indústria”, disse João Carlos Basilio, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) em nota.

Segundo o analista Guilherme Assis, da corretora Brasil Plural, o governo tentará com a medida alcançar a taxação sobre a distribuição dos produtos, acabando com planejamento tributário que permitia às empresas pagar menos impostos.

Share to Facebook Mais...
  • Seja um Associado

    Seja um Associado