NOTÍCIAS

Governo torna permanente desoneração da folha de pagamento

09/06/2014

Governo torna permanente desoneração da folha de pagamento

O governo anunciou nesta semana que tornou permanente a desoneração da folha de pagamento para os setores já beneficiados, como construção civil e comércio varejista, medida que vai gerar renúncias fiscais de mais de 20 bilhões de reais por ano.

Segundo o ministro da Fazenda, Guido Mantega, novos setores poderão ser incluídos nos benefícios “ao longo do tempo”, mas não neste ano. “Decidimos transformar essa medida em permanente daqui para frente para todos os setores”, disse o ministro, após participar de encontro com empresários, que contou também com a presença da presidente Dilma Rousseff. “Não este ano, mas nos próximos anos, novos setores serão incorporados”, acrescentou.

Hoje, 56 diferentes setores são beneficiados pela medida que, até então, duraria até o final de 2014. A desoneração da folha de pagamento das empresas começou a ser adotada em 2011 com a finalidade de reduzir custos das empresas com mão-de-obra e estimular a economia.

Só para este ano, o governo calcula que a renúncia tributária será de 21,6 bilhões de reais. De acordo com o ministro, esse deverá ser o custo anual da desoneração, mas que esse impacto anual poderá crescer à medida que novos setores forem incluídos e as empresas aumentarem o número de empregados.

O ministro defendeu que a medida é importante porque os setores beneficiados pela desoneração da folha elevaram o nível de emprego, enquanto áreas não contempladas reduziram a quantidade de trabalhadores, de maneira geral. “Essas medidas de desoneração levam à expansão maior da produção e, no futuro, da arrecadação. Isso acaba compensando”, disse Mantega.

Fonte: Estadão.com

Share to Facebook Mais...
  • Seja um Associado

    Seja um Associado