NOTÍCIAS

Há expectativas de recuperação apenas no início no 2º semestre do ano, segundo CNI

11/02/2015

Há expectativas de recuperação apenas no início no 2º semestre do ano, segundo CNI

O ajuste fiscal em curso vai agravar as dificuldades do setor industrial e a Confederação Nacional da Indústria (CNI) espera que os primeiros sinais de recuperação surjam, na previsão mais otimista, apenas no segundo semestre.

“A necessidade de ajustes na política econômica levou ao aumento de tributação e à elevação na taxa de juros. Esse quadro só agrava as dificuldades do setor industrial nesse primeiro momento”, disse o gerente­ executivo de Políticas Econômicas da CNI, Flávio Castelo Branco.

Apesar de admitir a necessidade de o governo arrumar suas contas, Branco critica o ajuste via aumento de impostos. “Qualquer medida que aumente a carga tributária é negativa”, afirmou. “O que é importante é que o ajuste final se verifique preponderantemente em termos de corte de despesa, e não aumento de tributação e outros ônus à demanda privada”, afirmou.

Na opinião de Castelo Branco, a reação da indústria ainda está distante, mas é esperada uma melhoria, principalmente nas exportações, a partir de agosto.

Uma pesquisa divulgada ontem pela Confederação mostrou que a indústria brasileira encerrou 2014 com faturamento em queda, retração no emprego e na utilização da capacidade instalada. O faturamento real caiu 1,8% em 2014, na comparação com o ano anterior.

Share to Facebook Mais...
  • Seja um Associado

    Seja um Associado