NOTÍCIAS

HSBC afirma que atividade industrial brasileira permanece em baixa pelo terceiro mês

05/12/2014

HSBC afirma que atividade industrial brasileira permanece em baixa pelo terceiro mês

Este já é o terceiro mês consecutivo que a atividade da indústria brasileira cai, de acordo com o Índice Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês), calculado pelo HSBC e divulgado pela Markit, nesta segunda-feira. O indicador cedeu de 49,1 pontos em outubro para 48,7 em novembro, menor nível em 16 meses.

O PMI mede a atividade da indústria levando em conta itens como produção, emprego, encomendas, estoques e preços, a partir de informações levantadas entre cerca de 400 companhias. Leituras abaixo de 50 indicam contração.

Em novembro, o PMI caiu puxado especialmente pela forte redução na produção e no emprego. As novas encomendas continuaram a diminuir e o custo dos insumos voltou a subir, após cair por dois meses. A produção caiu pelo terceiro mês consecutivo e ao ritmo mais intenso desde julho. O nível do emprego na indústria caiu pelo quarto mês. As novas encomendas do exterior também recuaram.

“A queda do PMI reforça a percepção de que a economia está perdendo ritmo neste quarto trimestre. O que chama nossa atenção é que apesar desse recuo, os preços dos insumos e dos bens produzidos aumentaram ao ritmo mais rápido dos últimos sete ou oito meses, provavelmente como resultado da depreciação do câmbio nos últimos meses”, afirmou, em nota, o economista-chefe do HSBC no Brasil, André Loes.

Share to Facebook Mais...
  • Seja um Associado

    Seja um Associado