NOTÍCIAS

23/10/2013

Inadimplência das Empresas Cresce 10,4% em 2012.

O cenário econômico mais fraco e com uma dificuldade por parte dos consumidores em 2012 acabou afetando as empresas no ano passado.

A inadimplência das empresas em 2012 fechou o ano com alta de 10,4%, apesar de haver uma desaceleração nos últimos meses do ano, segundo dados do Serasa.

Para os especialistas do Serasa, além de problemas com pagamentos por parte dos consumidores, a inflação pressionou os custos e contribuiu para a dificuldade das empresas de honrar os seus compromissos.

O avanço da inadimplência foi alavancado pelas contas ão-bancárias, como aquelas contraídas em lojas e em prestadoras de serviço (água e luz, por exemplo). A alta ficou em 17,3%, com a dívida média em R$ 760,96.

O maior valor médio da dívida, contudo, foi registrado nas operações bancárias: R$ 5.250,10, 1,6% superior ao de 2011.

No caso das pessoas físicas, a inadimplência chegou a atingir um acrescimo de 15% como o reflexo do maior nível de endividamento das famílias.

” Com parte do orçamento tomado por prestações, em 2012 o consumidor evitou novas compras e aproveitou a queda nos juros para regularizar pendências”, afirmam os economistas do Serasa Experian.

(folha de sao Paulo)

Share to Facebook Mais...
  • Seja um Associado

    Seja um Associado