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Intenção de consumo das famílias brasileiras cresce 1,7% em novembro

29/11/2013

Intenção de consumo das famílias brasileiras cresce 1,7% em novembro

A intenção de consumo das famílias brasileiras teve alta de 1,7% em novembro, segundo a pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), divulgado na quinta-feira, 21, pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Em relação, ao mês de novembro do ano passado, o ICF mostrou queda de 3,9%.

Com o segundo resultado positivo consecutivo no ICF, a Confederação determinou manter em 4,5% sua projeção de crescimento das vendas do comércio varejista em 2013. Em 2012, o faturamento do comércio avançou 8,4%.

As famílias de maior renda foram as responsáveis por impulsionar o resultado favorável da intenção de consumo. Entre as famílias com renda acima de dez salários mínimos, a ICF subiu acima da média, com avanço de 2,3% em novembro. Já nas famílias com renda abaixo dessa faixa, a intenção de consumo mostrou alta abaixo da média, com elevação de 1,5%, na mesma comparação.

Segundo a CNC, a queda do intuito de consumo antes de novembro de 2012 deve-se à dificuldade de aquisição de crédito, dólar mais caro e menor crescimento da massa real de salários este ano. Mas a entidade detalhou que, nessa comparação, a ICF em novembro teve recuo menos intenso do que o de outubro (-6,3%), igual mês do ano anterior.

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