NOTÍCIAS

23/10/2013

Mudanças no IPI Devem Prejudicar Vendas do Varejo.

ipi

Com o fim da desoneração do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para veiculos no inicio deste ano deve gerar impactos negativos para o varejo ampliado, que inclui as atividades de material de construção e de automóveis. “Para o (varejo) ampliado, o ano deve começar um pouco mais fraco pela mudança de regime de IPI, com o aumento gradual (de alíquotas) para automóveis” diz economista da MCM Consultores Associados Leandro Padulla.

O varejo ampliado chegou a registrar uma queda de 1,2% em novembro, de acordo com o instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em comparação com o mesmo período de 2011 as vendas do varejo ampliado subiram 7,2%. Em outubro do mesmo ano, O setor de veículos e motos, partes e peças registrou queda de 5,0% no volume de vendas, mas em compensação teve uma alta de 4,8% contra novembro de 2011. De acordo com Leandro Padulla as vendas do setor automotivo podem ser piores neste inicio de ano, já que o aumento do IPI prejudicará o desempenho das vendas.

Mesmo assim, a previsão é que a demanda continue responsável por grande parte do crescimento em 2013. Com o mercado de trabalho apertado e uma taxa de desemprego baixa, estes fatores devem colaborar para uma alta de 9% neste ano para o varejo restrito. “No restrito, deve continuar forte em 2013, puxado pelo mercado de trabalho e rendimento real”, disse Padulla.

O resultado de novembro de 2012 mostrou uma desaceleração frente a outubro. “Já era esperado certa desaceleração em novembro, pois se esperava que móveis e eletrodomésticos caíssem por conta do esgotamento da medida de redução do IPI”. A previsão da consultoria para dezembro é 0,6% no varejo restrito, acumulando crescimento de 8,6% no ano.

“As vendas de mercado devem ter apresentado nova melhora em dezembro, e os dados de consultas em cheques e do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) também apontam melhora no último mês do ano”. Ainda segundo Padulla resultados do varejo no ano passado “não sentiram efeito da inflação”. “Quem puxou o resultado do varejo restrito foi justamente o setor de supermercados”.

O setor de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo foi responsável pelo maior impacto nas vendas do varejo ampliado, com uma contribuição de 31,4% para a taxa geral de 7,2% de novembro em comparação com um ano antes.

Share to Facebook Mais...
  • Seja um Associado

    Seja um Associado