NOTÍCIAS

23/10/2013

Novo Serviço Permite Checar Situação Financeira das Empresas.

Na hora de contratar serviços ou contratar produtos, os consumidores agora vão poder checar as informações financeiras das empresas antes de fechar qualquer negócio, consequentemente reduzindo o risco de cair em golpes.

A Serasa Experian, em parceria com o Reclame Aqui, criou um serviço que fornece dados sobre a ocorrência de protestos, cheques sem fundo, falências, ações judiciais, além de endereço, telefone, participação societária, faturamento e confirmação da existência legal da empresa consultada.

O Relatório é enviado pela internet e custa R$29,90 por empresa. A compra pode ser feita através do site da Serasa ou do Reclame aqui. Todo o processo demora em torno de 7 minutos e o consumidor já pode receber a informação na hora.

“As empresas sempre puderam tomar decisões seguras na hora de liberar uma compra ou oferecer crédito para os clientes. Por que não os consumidores?” disse Maria Zanfoli, superintendente de serviços ao consumidor da Serasa Experian.

“O crescimento econômico favoreceu o consumo, mas nem todas as pessoas estão preparadas e sabem que cuidados devem ter”, acrescentou Maria Zanfoli.

“O consumidor sempre foi refém das empresas. Agora, o contrário também vale”, diz Maurício Vargas, fundador e presidente do site Reclame Aqui.

O Presidente do Reclame Aqui destacou que o consumidor procura sim informações sobre as empresas na internet e redes sociais e até então não tinha acesso as informaçoes sobre a situação financeira da companhia.

Além de checar a informação financeira das empresas, o consumidor deve tomar outros cuidados para evitar cair em golpes. A especialista, Maria Inês Dolci, coordenadora institucional da Proteste recomenda que o consumidor verifique, no site da Receita Federal, se o CNPJ da empresa é válido. No caso de compras on-line, também é importante verificar se o endereço da empresa e existe e se ela oferece outros tipos de atendimento, além da internet, para o pós-venda.

Outra orientação é buscar informações sobre eventuais reclamações anteriores. Para os consumidores que forem lesados, a recomendação é entrar em contato com os órgãos de defesa do consumidor.

Share to Facebook Mais...
  • Seja um Associado

    Seja um Associado