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O Atacarejo como oportunidade no Brasil em 2015

19/02/2015

O Atacarejo como oportunidade no Brasil em 2015

O Atacado de auto serviço, popularmente conhecido como “Atacarejo”, como o nome sugere, uma mistura de atacado com varejo, vem mostrando que vale à pena investir em formatos de lojas híbridas, com maior alcance de público.

Em 2014, de acordo com um ranking elaborado pela consultoria GS&MD – Gouvêa de Souza, as mais de 260 lojas presentes em todo o país, que possuem este perfil, conseguiram vender mais de R$ 31 bilhões. Um desempenho 24% superior ao ano anterior.

Este segmento que teve um modelo inspirado em operações já realizadas há algum tempo fora do país, vem caindo no gosto do público, seja ele consumidor final ou distribuidores.

Graças ao fato de que os preços da maioria dos itens se torna muito mais competitivo, este perfil de loja consegue alcançar e agradar uma diversidade maior de clientes à procura de melhores preços e uma relação custo-benefício mais justa.

Para quem ainda possui dúvidas sobre a eficiência deste modelo, as previsões do mercado apontam um horizonte muito promissor. De acordo com uma afirmação do presidente do Atacadista Roldão, Ricardo Roldão, durante entrevista para o jornal Estado de São Paulo, o atacarejo deve superar as vendas de hipermercados, até, no máximo, 2016.

Esta constatação se confirma pelo fato da crescente demanda por compras neste molde. Como aponta um estudo realizado pela Nielsen, atualmente, 20% a 30% da população já conhece e frequenta este tipo de loja. Como no momento da compra os clientes contam com a vantagem de economizar mais de 70% na compra de itens comuns, esta vantagem vem sendo espalhada e popularizada dia após dia.

Um dos principais impulsionadores deste movimento é a situação econômica atual, que motiva o cliente a buscar opções que caibam melhor no seu bolso, desta forma, ele acaba preferindo comprar no atacado de auto serviço.

As principais vantagens em abrir um “Atacarejo”

Redução nos custos

Com uma estrutura de serviço mais compacta podem ser dispensados ou reduzidas despesas de alguns itens como embalagens, reposição e limpeza. Além disto, a compra e revenda no formato de atacado, permite ao lojista maior poder de negociação, o que pode gerar uma economia significativa de até 50% na aquisição de produtos de alta procura como os de limpeza e higiene pessoal.

Diversificação de público

As lojas de atacarejo permitem alcançar e fidelizar públicos de características distintas, mas com interesses similares na economia. Este modelo consegue alcançar tanto a nova classe média, que saiu da classe D e procura descontos na compra que se adequem ao seu orçamento, quanto comerciantes, hotéis, pequenos e médios negócios de modo geral e consumidores de outras classes.

Funcionamento simplificado

A gestão de estoque e as operações diárias são muito mais simples e vantajosas até mesmo para quem pretende iniciar neste ramo, sendo não somente viável, mas também muito mais rentável.

Melhor rentabilidade

Mesmo as ofertas garantindo maior desconto aos clientes, o preço baixo não é sinônimo de prejuízo, muito pelo contrário. A venda em atacado, garante sempre saídas em grandes quantidades, o que contribui para um retorno maior e mais rápido.

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