NOTÍCIAS

30/07/2015

Posicionamento da ABAD em relação à decisão do Copom de elevar a Selic

Como representante de um segmento importante do setor produtivo, a ABAD vem de novo a público repudiar o novo aumento da Selic.

Assim como nas ocasiões anteriores, entidades e sindicatos de trabalhadores fazem coro contra essa decisão que eleva o custo de vida e os custos bancários, penalizando e pressionando cada vez mais a nossa já combalida economia. E, novamente, parecem clamar no deserto.

Ocorre que existe um descompasso entre o mundo real, da economia que produz bens e serviços, e o mundo financeiro, que lida com expectativas de investidores e números frios.

Sabemos, é claro, que os manuais técnicos recomendam a elevação de juros em cenários de alta inflação. Mas esse é um remédio que pode matar o paciente.

A atividade econômica não carece de anestesia para debelar a inflação pelo lado da demanda; antes, requer medidas revigorantes para que a abundância da oferta reduza os preços naturalmente.

Assim, a medida pode até estar tecnicamente correta; o que afirmamos é que os efeitos colaterais dessa escolha – desemprego, alto endividamento e queda na produção – podem ser um preço alto demais para o país.

 

José do Egito Frota Lopes Filho

Presidente da ABAD – Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados

Share to Facebook Mais...
  • Seja um Associado

    Seja um Associado