NOTÍCIAS

Posicionamento da Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores em relação à elevação da Selic

28/11/2013

Posicionamento da Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores em relação à elevação da Selic

Ao elevar a Selic pela quinta vez consecutiva, o governo continua, através do Banco Central, cumprindo seu papel técnico de aumentar os juros para conter as pressões inflacionárias. Uma taxa básica de juros de 10% ao ano é um remédio amargo, que engolimos a contragosto porque sabemos que, a esta altura, deixar o caminho livre para a inflação poderia ser ainda mais danoso.

As manifestações de junho deste ano já sinalizaram a insatisfação da população com questões relacionadas ao aumento de preços. Essas passeatas podem voltar em 2014 e esperamos que o governo tenha condições de dar as respostas que o país espera.

Contudo, é importantíssimo entender um aspecto crucial de nossa inflação. Nosso problema não está na demanda; está na oferta!

Diante dos patamares de emprego e renda que o país ainda apresenta, é claro que as famílias buscam consumir para atender seus anseios e necessidades. Há disposição de compra e espaço no orçamento para isso, até que as pessoas sejam constrangidas a economizar diante dos juros altos. Mas um consumidor disposto a consumir não é problema, pelo contrário, é parte da solução! Quantas economias mundo afora sofrem por causa de consumidores receosos de gastar?

O problema do Brasil, de fato, é a dificuldade de manter uma oferta de produtos capaz de equilibrar a demanda interna. Nossa produção tem potencial para crescer, mas faltam condições e incentivos para a indústria nacional produzir com custos competitivos, falta viabilizar investimentos, falta modernizar a infraestrutura, falta dar agilidade às questões burocráticas que emperram as empresas, além de simplificar o cipoal tributário.

Como já temos dito, repetidas vezes, nesse cenário a alta dos juros, embora tenha a sua função, é uma escolha perversa – e que deixa intocada a raiz do problema.

Share to Facebook Mais...
  • Seja um Associado

    Seja um Associado