NOTÍCIAS

Posicionamento da Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores em relação à manutenção da Selic

29/05/2014

Posicionamento da Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores em relação à manutenção da Selic

A manutenção da Selic em 11% corresponde às expectativas do mercado e à percepção de que um novo aperto pode acabar por estrangular a economia, embora ainda haja previsão de pressões inflacionárias mais à frente.

O segmento atacadista distribuidor, que trabalha com bens de consumo básico das famílias, tem reiteradamente se posicionado contra as elevadas taxas de juros e comemora o fato de não haver nova elevação, por ora.  Contudo, a raiz do problema permanece: o controle da inflação é importante, mas a manutenção de um patamar de juros mais civilizado é uma necessidade para que se consiga retomar a eficiência dos setores produtivos.

Lembramos que juros não respondem apenas à equação oferta-demanda. Juro também remunera risco, e nos parece que a tarefa mais fundamental e urgente para todos os integrantes do governo é transmitir ao mercado a necessária segurança sobre suas decisões – sejam sobre juros, tributos ou marcos regulatórios setoriais –, estabelecendo um ambiente de confiança capaz de atrair e manter os investimentos que irão sustentar o crescimento continuado.

José do Egito Frota Lopes Filho

Presidente da ABAD – Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados

Share to Facebook Mais...
  • Seja um Associado

    Seja um Associado