NOTÍCIAS

24/10/2013

Posicionamento da Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores em relação ao aumento da Selic

A alta de 0,5% na taxa básica de juros anunciada pelo Copom, a terceira consecutiva, que elevou a Selic a 8,5% ao ano, ainda é, ao nosso ver, negativa.

Retrocedendo aos níveis de maio de 2012, a nova Selic penaliza os setores produtivos, sem contribuir para a melhoria de componentes importantes que afetam a confiança do mercado e, consequentemente, o desempenho da economia como um todo, como é o caso dos altos gastos públicos, das indefinições regulatórias, dos tributos excessivos, da escassez de investimentos.

Neste último quesito, pelo contrário, os juros altos apenas fazem retrair a intenção de investimento no setor produtivo, desviando, de forma indesejável, o capital para o investimento financeiro e elevando o custo das empresas.

Em vez do remédio amargo dos juros, esperamos que as reformas estruturais necessárias saiam do papel e venham tempestivamente em socorro do empresariado, para que as dificuldades enfrentadas não prejudiquem ainda mais a indústria, os agentes de distribuição, o varejo e o trabalhador, que já começa a sofrer com alto endividamento e redução na oferta de emprego na indústria.

José do Egito Frota Lopes Filho

Presidente da ABAD – Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados

Mais informações com Ana Paula Alencar

Assessoria de Imprensa da Associação Brasileira de Atacadista e Distribuidores

11-4787-1322

11-7806-7169

Share to Facebook Mais...
  • Seja um Associado

    Seja um Associado