NOTÍCIAS

24/10/2013

Posicionamento da Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores em relação ao aumento da Selic

Novamente, o governo lança mão do remédio amargo da elevação de juros para tentar conter o avanço da inflação. Infelizmente, a eficácia da medida no controle dos preços é duvidosa, enquanto o prejuízo causado à economia é mais do que certo.

Lembro que as justificativas para a elevação, ligadas a fatores externos, à alta do dólar e ao esperado aumento dos combustíveis não contemplam a elevação do preço dos serviços, que compõem a inflação e que respondem muito lentamente a qualquer medida governamental.

Também vivemos um clima de incerteza sobre a capacidade do governo de lidar com os aspectos fiscais e tributários que compõem o chamado “custo Brasil”.

Enquanto isso, as empresas são penalizadas com custos mais altos e maior dificuldade nos financiamentos, retardando novos investimentos. A participação da indústria no PIB é cada vez menor.

Nosso setor defende que, em vez de procurar atenuar os sintomas, o governo promova medidas concretas em relação aos problemas estruturais do país, sem o que teremos a economia patinando neste e nos próximos anos, correndo o risco de ver jogadas no lixo conquistas importantes que permitiram os avanços recentes do país.

José do Egito Frota Lopes Filho
Presidente da ABAD – Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados

Share to Facebook Mais...
  • Seja um Associado

    Seja um Associado