NOTÍCIAS

24/10/2013

Posicionamento da Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores em relação ao aumento da Selic

____logo_abad[2]

O Segmento Atacadista Distribuidor, que trabalha com bens de consumo Básico das Famílias, tem tradicionalmente se mantido contra as elevadas Taxas de Juros. Queremos crer que a decisão do Banco Central no dia 17 de abril, em aumentar a Selic em 0,25 ponto percentual, seja uma medida pontual. Esperamos também que futuros aumentos sejam considerados com a devida prudência e parcimônia.

Entendemos que os juros altos desestimulam os investimentos na produção e atraem capital especulativo que nada acrescentam ao desenvolvimento do país.

Ao aumentar o Custeio das empresas, Juros Elevados também começam a ameaçar a manutenção dos níveis de emprego, que é parte importante do cenário que tem ajudado o país a manter algum crescimento, pela via do consumo. Não por acaso, trabalhadores já começaram a protestar contra a alta da Selic.

Aproveito para lembrar que, no Setor Atacadista, trabalhamos com um horizonte de três ou quatro meses à frente. E não temos sentido, nas empresas do setor, nem nos fornecedores da indústria, pressão tão assustadora como a que vem tomando Corpo na Mídia.

O próprio FMI prevê queda nos preços de Bebidas, Alimentos e Commodities Agrícolas este ano, o que deve refletir positivamente sobre a inflação também no Brasil.

Sabemos, porém, que a Inflação é igualmente danosa para a Economia. O que nos preocupa, portanto, é se a dose do remédio será de fato adequada à gravidade da doença.

Sob o pretexto de combater a inflação, não seria justo voltar a praticar taxas ainda mais altas do que o setor produtivo já suporta hoje, sempre lembrando que os Juros Brasileiros, mesmo em níveis historicamente baixos, ainda são altíssimos.

Não custa voltar a repetir que os remédios mais eficazes para equilibrar a Economia são o controle eficiente dos Gastos Públicos, a Tributação Justa e Transparente, além de marcos legais que proporcionem um ambiente de negócios confiável e indutor do Crescimento Sustentado.

José do Egito Frota Lopes Filho

Presidente da ABAD – Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados

Mais informações com

Ana Paula Alencar

Studio Graphico de Comunicação

11-4787-1322

11-7806-7169

Share to Facebook Mais...
  • Seja um Associado

    Seja um Associado