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28/10/2013
Proteger o CPF custa pouco, diz Serasa Experian
O serviço avisa consumidor por e-mail e mensagem de celular toda vez que o CPF dele for consultado na hora de uma compra no comércio ou ao tomar um empréstimo em bancos. Parcelas atrasadas que podem gerar negativação também são comunicadas
São Paulo, 24 de outubro de 2013 – A cada 14,8 segundos, uma pessoa é vítima de fraude no país. E diante de uma indústria que está a todo vapor, criando novas formas de golpes com grande rapidez, o consumidor deve ficar atento. Em alguns casos, o consumidor não precisa fazer nada para ser vítima de um golpe. Foi o que aconteceu com o consultor de segurança da informação, o seu Edison Fontes, que descobriu duas linhas de telefone cadastrada em seu CPF por meio de um serviço da Serasa Experian que monitora 24 horas o CPF, o MeProteja.
O MeProteja avisa o cidadão por e-mail e mensagem no celular (SMS) toda vez que o CPF dele for consultado na hora de uma compra no comércio ou empréstimos em bancos. É um alerta no caso de tentativa de abertura de empresa com o número do documento, se o titular estiver prestes a ser negativado ou ainda quando o consumidor sair do cadastro de inadimplência. O MeProteja também informa ao consumidor a relação dos números de telefone fixo que estão cadastrados com seu CPF. Parcelas atrasadas que podem gerar negativação também são comunicadas. O cidadão pode adquirir um serviço da Serasa Experian pagando de R$19,90 a R$10,00 por mês, dependendo do plano.
“Se não fosse o MeProteja, teria enfrentado uma dor de cabeça muito maior”, diz Fontes. O consultor, ao entrar em contato com a central de atendimento da empresa de telefonia, teve que atender uma série de exigências para tentar desfazer a fraude, o que não foi possível. “Os fraudadores estavam pagando as contas das linhas telefônicas em dia. Tinha coisa muito pior aí por vir”, conta.
“Nós olhamos o seu CPF por você”, diz a superintendente de Serviços ao Consumidor da Serasa Experian, Maria Zanforlin. “O MeProteja é a segurança do seu nome limpo 24 horas”.
Os avisos sobre compras ou empréstimos que tenham sido realizadas no CPF do consumidor virão acompanhados de um telefone da Serasa Experian. Caso o consumidor não reconheça a transação sobre a qual foi avisado, ele poderá ligar à Serasa Experian.
O procedimento para obter o benefício é simples: o consumidor deve acessar o link http://serasaconsumidor.com.br/meproteja, fazer seu cadastramento. O monitoramento do CPF é imediatamente ativado. O serviço é contratado por assinatura, com vigência de até um ano, com descontos proporcionais pelo prazo escolhido.
Após algumas horas, a pessoa receberá um relatório (veja modelo abaixo) no qual constará a existência ou não de outras pendências financeiras registradas na Serasa Experian; se há empresas abertas por aquele CPF e quais números de telefones fixos foram cadastrados no documento e quais empresas o consultaram nos últimos quatro meses. Um novo relatório será gerado a cada 15 dias, mesmo que não hajam notificações a serem feitas, garantindo a tranquilidade do usuário.
Veja abaixo o modelo de Relatório MeProteja:
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www.serasaexperian.com.br/release/noticias/index.htm
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SerasaConsumidor
SerasaConsumidor é um conceito que abrange as ações da empresa para ajudar o consumidor a gerir sua vida financeira, de forma a auxiliá-lo na gestão de sua reputação creditícia para o seu bem-estar e desenvolvimento. Essas ações visam também a estreitar o relacionamento direto da Serasa Experian com o consumidor, que já acontece há décadas, com respeito e qualidade, por meio da rede de agências da Serasa Experian em todo o país. A melhoria dessa gestão compreende avanços na educação financeira com a qual o SerasaConsumidor está comprometido, para que o cidadão possa desfrutar do crédito, consumindo ou empreendendo sem incorrer na inadimplência ou no superendividamento.
Apoiando-se no slogan Use a seu favor, o SerasaConsumidor coloca a tradição e a credibilidade da Serasa Experian para gerir o histórico de crédito do consumidor, para que ele possa tomar decisões de consumo mais adequadas e favoráveis às suas finanças.
Para mais informações, visite www.serasaconsumidor.com.br
Serasa Experian
A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.
Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing, identidade digital e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.
Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br
Experian
A Serasa Experian é parte da Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes ao redor do mundo. O Grupo auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização do processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas na verificação de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.
A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2013 foi de US$ 4,7 bilhões. A empresa emprega cerca de 17.000 pessoas em 40 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.
Para mais informações, visite www.experianplc.com