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22/10/2013

Setor de Cash & Carry teve crescimento de 24% em 2010, aponta pesquisa

Redação 06/04/2011

O novo estudo da Kantar Worldpanel Brasil “Evolução do Atacado” indica que o setor de Cash & Carry registrou um aumento de 24% nas compras em 2010 em comparação com o ano anterior. Segundo a diretora de varejo da Kantar Worldpanel, Fátima Merlin, o crescimento pode ser explicado pela competitividade no mercado, além da atração do consumidor por preço baixo e promoções.

“O comportamento do consumidor brasileiro está em constante mudança, por isso, pode optar por variados canais de compra”, explica ela. O atacado continua em expansão apesar da queda no ritmo, já que entre 2008 e 2009 a alta chegou a 43%.

O levantamento traçou ainda o perfil do consumidor que frequenta o setor, com destaque para o fato de que 64% das compras são de abastecimento, dado diferenciado já que no restante do mercado essa proporção é de 42%. Mais da metade dos entrevistados que vão a esse canal, 52% possuem automóvel, sendo que 46% são lares da classe AB.
Em 2010, a compra no atacado atingiu 10,4 milhões de lares e cresceu entre todos os outros formatos de canal. “Ao longo destes anos, nossos estudos mostraram que há um novo tipo de consumidor, mais consciente e exigente. O comprador do atacado é um dos mais ávidos por inovação, onde 26% das vendas estão concentradas no Shopper Experimentadora”, explica Fátima Merlin.

O poder de penetração no atacado ainda é maior na Grande São Paulo, com 43,3%, levando-se em conta que a importância no valor total é 20% e o tíquete médio é de R$ 39,52. O público dessa região vai em média 6,7 vezes por ano ao canal. O maior tíquete médio do país fica no centro-oeste, com R$ 83,19, e 12% de importância no valor total e 28,6% de poder de penetração. O interior do estado de São Paulo aparece com 27,5% de poder de penetração, 21% de importância no valor total, tíquete médio de R$ 11,75 e frequência de 11,8 vezes por ano. O norte e nordeste concentram uma boa parcela da população e, por isso, possuem maior importância no valor total com 28%, sendo que o tíquete médio é o segundo maior do país, R$ 52,65.

Em média, o consumidor brasileiro visita 4 canais de compra diferentes para abastecer sua cesta. As bebidas ficam no topo da lista de produtos mais adquiridos, seguidas por detergente em pó e sabonete.

A pesquisa também observou comportamentos interessantes desse público: 27% vão comprar em outra loja caso não encontrem o produto que precisam; 25% sempre seguem uma lista de compras. 63% aproveitam as promoções. 56% gostam de experimentar produtos novos. 40% perdem a paciência em filas longas e demora no atendimento.

Panorama do setor

O atacarejo vai na contramão dos outros canais de vendas onde os finais de semana representam cerca de 34% das vendas. De acordo com a pesquisa a segunda-feira é o dia de destaque nas compras do setor de Cash & Carry, com 14%. Para o varejo supermercadista, a segunda-feira representa 11% das vendas. O fim de semana ainda tem força com 32% das vendas no atacarejo.

A rede Atacadão, do grupo francês Carrefour, é a maior do país com 40,2% do valor das vendas. Em segundo lugar, com 7,5%, está o Assaí, do grupo brasileiro Pão de Açúcar, em terceiro a rede Tenda com 7% e em quarto lugar o Roldão, com 3,7%. Os números mostram que apesar da predominância do Atacadão, ainda há muitas oportunidades para esse canal de vendas no Brasil.

“Na busca por mais acesso, o atacarejo otimiza seus recursos o que garante o sucesso desse formato de loja. São estabelecimentos de simples operação, com custos baixos, permitindo uma maior oferta de preços aos consumidores. Outro formato de negócio em desenvolvimento é o ‘hard discount’ à moda brasileira, que são lojas pequenas, com redução de mix de produtos”, declarou Fátima Merlin, diretora de varejo da Kantar Worldpanel.

Fonte: www.newtrade.com.br

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