NOTÍCIAS

Setor de distribuição cresce acima do previsto

06/02/2014

Setor de distribuição cresce acima do previsto

Segundo a Abad (associação que representa empresas desse setor), com base em levantamento da FIA (Fundação Instituto de Administração), o mercado atacadista distribuidor fechou 2013 com um crescimento de 4,2%, descontada a inflação.

A alta superou a previsão inicial de 3,5% que havia sido feita pela entidade no ano passado. Também deixou para trás 2012, quando houve uma evolução de 2,5%. Em valores nominais, o faturamento chegou a R$ 197,6 bilhões no ano passado. O segmento é um grande fornecedor de itens de consumo básico das famílias, como alimentos e produtos de higiene, sobretudo para pequenos e médios comércios.

Essa é uma das razões que garantiram o crescimento nos últimos anos, segundo José do Egito Frota Lopes Filho, presidente da Abad. “Os supermercados de pequeno porte são os principais clientes do nosso setor, que tem se beneficiado de um consumo maior por parte das classes C e D”, afirma.
Para 2014, a associação volta a projetar um crescimento de 3,5%. Embora a Copa do Mundo possa colaborar para um aumento no consumo, há o risco de perdas com manifestações e um número menor de dias úteis, diz o presidente.

“O nosso setor é dependente de uma logística de distribuição que pode ser afetada tanto pelos protestos como pelos dias parados”, afirma. “Por esse motivo, temos uma projeção tímida para o ano”, diz. Lopes Filho também é dono da Jotujé, companhia de distribuição que atua no Ceará.

Os grupos atacadistas representados pela Abad abastecem cerca de um milhão de pontos de venda no País, segundo a entidade.

Fonte: Folha de S. Paulo

Share to Facebook Mais...
  • Seja um Associado

    Seja um Associado